Como é o ninho do Suiriri, uma ave comum nas cidades

Você já deve ter visto essa pequena ave em sua cidade. Muitos a confundem com o famoso bem-ti-vi, mas não é, esse é o Suiriri.


Foto: Cleverson Felix


VAMOS DESCOBRIR...


Aqui vai mais um artigo que vamos apresentar da revista científica Atualidades Ornitológicas, que infelizmente não existe mais, como era uma revista online, o coordenador dela faleceu e ninguém seguiu com ela. Então nós aqui do BioOrbis decidimos pegar todos os artigos científicos que tinha nela e apresentar pra vocês e mais, baixar ele no final da postagem em formato PDF.


Nesta postagem vou apresentar a vocês um artigo científico bem simples que fala sobre os aspectos da nidificação do siriri, Tyrannus melancholicus em Santa Catarina (Vieillot, 1819), (Aves: Tyrannidae), artigo produzido pelos autores Evair Legal e Brusque.


Aspectos da nidificação do siriri, Tyrannus melancholicus em Santa Catarina (Vieillot, 1819), (Aves: Tyrannidae)


É uma espécie muito observada no estado de Santa Catarina entre setembro e começo de abril, época em que ocorre sua nidificação (dezembro/janeiro). Algumas populações migratórias possuem asas mais pontudas, o que pode ser explicado como uma adaptação para vôos longos.


Os autores do estudo observaram indivíduos ao local, construção e monitoramento do ninho deram-se no município de Brusque, Santa Catarina (27°08'S 48°54'W), entre setembro de 2005 a março de 2006. Ao final deste acompanhamento totalizaram-se 17 horas de observação.


BAIXE O PDF


Até aqui foi somente o resumo do artigo, se quiser ler ele na integra baixe o PDF no link abaixo:


https://drive.google.com/file/d/10YaTXIitRfTmMYiS5hJINSH-DN1Y-QYu/view?usp=sharing


E não deixe de ler também outros artigos científicos dessa revista:


Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.