Avifauna da Fazenda Palmeiras: levantamento e monitoramento

Aqui vai mais um incrível artigo sobre um levantamento da avifauna de uma localidade importante.


Foto: Cleverson Felix.



VAMOS DESCOBRIR...


Aqui vai mais um artigo que vamos apresentar da revista científica Atualidades Ornitológicas, que infelizmente não existe mais, como era uma revista online, o coordenador dela faleceu e ninguém seguiu com ela. Então nós aqui do BioOrbis decidimos pegar todos os artigos científicos que tinha nela e apresentar pra vocês e mais, baixar ele no final da postagem em formato PDF.


Nesta postagem vou apresentar a vocês um artigo científico que fala sobre um levantamento e monitoramento da avifauna da Fazenda Palmeiras, Itapebi, Bahia. Artigo feito pelos autores Marco Antonio de Freitas, Thais Figueiredo Santos Silva e Carleci Souza Silva.


Levantamento e monitoramento da avifauna da Fazenda Palmeiras, Itapebi, Bahia


Para a construção da Barragem de Itapebi, localizada no trecho final da bacia do Rio Jequitinhonha entre os municípios de Itapebi na Bahia e Salto da Divisa em Minas Gerais foram realizados estudos de impacto ambiental (EIA-RIMA) para a região de influência direta e indireta do empreendimento. O estudo  foi  executado  por  uma  empresa  de consultoria que apontou medidas de minimização  de  impactos,  programas  sócio-ambientais, entre eles, a continuação do inventário de fauna e principalmente monitoramento da fauna local, na tentativa de ava-liar os impactos decorrentes da construção da barragem. Uma área de 10.000 hectares foi alagada, sendo que apenas 2% da bacia hidrográfica  era  constituída  por  vegetação do tipo Mata Atlântica estacional em estágios  inicial,  médio  e  avançado  de  regeneração, além de locais com plantio de cacau, conhecido como cabruca, que consiste no raleamento do sub-bosque da mata, retirada de parte das árvores e o plantio das árvores do cacau sob esta sombra, o que se mostra uma atividade econômica menos danosa ao solo na região Sul da Bahia, mantenedora de par- te  da  biodiversidade  regional.


No estudo de impacto ambiental, haviam sido registradas pela empresa de consultoria contratada 315 espécies de aves.  Verificou-se  que  este número era demasiadamente elevado, principalmente porque 98% da bacia de alaga- mento eram constituídas de pastagens com o capim braquiária, sendo praticamente impossível haver tal diversidade de aves neste tipo de ambiente. Além disto, o tempo amostral não era suficientemente significativo para o domínio deste bioma encontrado no Sul da Bahia, se caracteriza-se pela rica biodiversidade principalmente de aves.


Em relação à fragmentação de habitats florestais como dentro do bioma Mata Atlântica alguns comentários merecem ser destacados em relação ao grupo aves. Laps et al (2003) realizaram  estudos  aprofundados  em  biologia da conservação para causas e efeitos da fragmentação sobre as comunidades de aves em ambientes de Mata Atlântica, principalmente na região Sul e Extremo Sul da Bahia. Neste estudo os autores realizam comparações entre estruturas de comunidades da avifauna entre 31 fragmentos de diferentes tamanhos em condições ecológicas também diferenciadas. Demonstraram que quanto maior o fragmento, maior o número de espécies, ou seja, diversos fragmentos pequenos não conseguem manter a comunidade de aves esperada para as  localidades,  enquanto  que  áreas  maiores podem ser consideradas ideais para a conservação de espécies da avifauna, mantendo também mais espécies endêmicas e tipicamente florestais. A distância e isolamento entre os fragmentos influenciam na riqueza de espécies das áreas, e as espécies que não conseguem ir de um fragmento a outro, são mais propensas à extinção local.


Um exemplo  de  fragmento  de  grande  porte  é  o Parque Nacional do Descobrimento que apre- senta uma alta riqueza biológica com 244 espécies  de  aves  assinaladas,  sendo  o  maior fragmento identificado em toda região Sul da Bahia. Das espécies existentes nesta unidade de conservação 14 constam na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção do IBAMA. Neste  contexto,  18  espécies  estão  incluídas em  alguma  categoria  de  ameaça  da  IUCN.


BAIXE O PDF


Até aqui foi só a introdução, se você quiser aprofundar mais sobre o assunto, clique e baixe neste link abaixo o artigo em PDF:


Levantamento e monitoramento da avifauna da Fazenda Palmeiras, Itapebi, Bahia


E não deixe de ler também outros artigos científicos dessa revista:



Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário e compartilhe.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.