O banho do Beija-flor-de-gravata-verde em duas localidades de campos rupestres em Minas Gerais

Vamos a mais um artigo científico das aves do Brasil. Neste é sobre o beija-flor-de-gravata-verde (Augastes scutatus)


Fonte da imagem: Wikipedia/ Autor da foto: Nortondefeis/ Esta imagem provém do Wikimedia Commons, um acervo de conteúdo livre da Wikimedia Foundation que pode ser utilizado por outros projetos.


VAMOS DESCOBRIR...


Aqui vai mais um artigo que vamos apresentar da revista científica Atualidades Ornitológicas, que infelizmente não existe mais, como era uma revista online, o coordenador dela faleceu e ninguém seguiu com ela. Então nós aqui do BioOrbis decidimos pegar todos os artigos científicos que tinha nela e apresentar pra vocês e mais, baixar ele no final da postagem em formato PDF.


Nesta postagem vou apresentar a vocês um artigo científico que fala sobre o beija-flor-de-gravata-verde (Augastes scutatus), onde em duas localidades de campos rupestres ele toma banhos em cursos d'água no estado de Minas Gerais. O artigo foi produzido pelos autores Augusto Cezar Francisco Alves, Nara Furtado de Oliveira Mota, Pedro Lage Viana, Daniel Augusto Marques, Patrícia Oliveira Morais e Alexandre Salino.


O banho de Augastes scutatus (Temminck, 1824) em duas localidades de campos rupestres em Minas Gerais


No estudo, foram feitas observações sobre o comportamento de banho de Augastes scutatus (Temminck, 1824) foram realizado em duas localidades de 'campos rupestres' de Minas Gerais, sudeste do Brasil: Cachoeira do Rio Caina (Serra do Caraça) e APA Felício, em setembro de 2004. As aves foram observadas em uma queda de rio e em um pequeno córrego, pestivamente. Esses beija-flores certificados que nenhum intruso estava entrando nesses territórios es, tomando todas as precauções voando ao redor. Eles lançam mergulharam suas caudas na água contra a maldição da água, espalhando a cauda sobre a superfície rosto, agitando a água através de seus corpos. Após o banho, na cachoeira do rio Bocaina, vimos este beija-flor empoleirado em um arbusto, limpando chutando a conta com o próprio pé, provavelmente ta- retirar algum pólen das plantas.


Durante nosso observações, vimos um indivíduo atacando outro beija-flor que entrou em seu território histórico. Esse tipo de comportamento apresenta algumas formação sobre a biologia da espécie, história natural e preferências de habitat, que podem ser utilizados para a conservação desta espécie endêmica, ameaçada pelas atividades de mineração em 'campos rupestres', principalmente no Quadrilátero Ferrífero (sul da Serra do Espinhaço).


BAIXE O PDF


Até aqui foi somente o resumo do artigo, se quiser ler ele na integra baixe o PDF no link abaixo:


O banho de Augastes scutatus em duas localidades de campos rupestres em Minas Gerais


E não deixe de ler também outros artigos científicos dessa revista:



Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário e compartilhe.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.