Novos registros ornitológicos para o centro-sul de Minas Gerais (alto Rio Grande)
Vamos a mais um artigo científico das aves do Brasil. Neste é uma listagem de novos registros para a região centro-sul de Minas Gerais.
Foto: Cleverson Felix. |
VAMOS DESCOBRIR...
Aqui vai mais um artigo que vamos apresentar da revista científica Atualidades Ornitológicas, que infelizmente não existe mais, como era uma revista online, o coordenador dela faleceu e ninguém seguiu com ela. Então nós aqui do BioOrbis decidimos pegar todos os artigos científicos que tinha nela e apresentar pra vocês e mais, baixar ele no final da postagem em formato PDF.
Nesta postagem vou apresentar a vocês um artigo científico que fala sobre Novos registros ornitológicos para o centro-sul de Minas Gerais (alto Rio Grande): municípios de Lavras, São João Del Rei e adjacências, com a listagem revisada da região. O artigo foi produzido pelos autores Vitor Torga Lombardi, Marcelo Ferreira de Vasconcelos e Santos D'Angelo Neto.
Novos registros ornitológicos para o centro-sul de Minas Gerais (alto Rio Grande): municípios de Lavras, São João Del Rei e adjacências, com a listagem revisada da região
A avifauna da região de Lavras e municípios adjacentes (centro-sul de Minas Gera-is) foi anteriormente inventariada, registrando-se um total de 287 espécies. Apesar do número bastante significativo, ele tende a aumentar devido à ex- tensão e à diversidade de micro-hábitats da área em questão que, em grande parte, ainda não foram devidamente amostrados. Esta região, localizada na bacia do Rio Grande, situa-se em uma área de transição entre a Mata Atlântica (floresta estacional semidecidual) e o Cerrado, sendo que nas áreas mais elevadas (topos das serras do Lenheiro e de São José, dentre outras) existem manchas isoladas de campos rupestres.
Espécies endêmicas deste tipo de ambiente, ameaçado pelos incêndios e pela coleta de plantas ornamentais, podem ocorrer na área, como Augastes scutatus. Os remanescentes de vegetação nativa que ainda existem na região são constante- mente perturbados pela retirada seletiva de madeira, pisoteio do gado e por incêndios criminosos. Este trabalho objetiva atualizar a lista da avifauna publicada anteriormente para a região centro-sul de Minas Gerais, agora abrangendo não só o município de Lavras e adjacências, como também São João Del Rei e municípios vizinhos. Desde a publicação da última lista, novos registros também foram realizados em Lavras e arredores.
BAIXE O PDF
Até aqui foi somente o resumo do artigo, se quiser ler ele na integra baixe o PDF no link abaixo:
E não deixe de ler também outros artigos científicos dessa revista:
- Alimentar pássaros silvestres é ruim ou bom para eles?
- Contribuição ao conhecimento ornitológico da campanha gaúcha
- Aves novas e reconfirmadas de Bertioga, litoral de São Paulo, com um catálogo de um esquecido e importante coleção de aves feita por Emílio Dente
- Dicas de aproveitamento científico de aves e outros animais encontrados mortos em campo
- A Coleção Ornitológica do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: importância para pesquisas e necessidade de preservação
- Como é o comportamentos das araras-azuis em cativeiro?
- Expansão de distribuição geográfica pelo sul do Brasil da lavadeira-mascarada
- As aves tentilhões papagaios: os diamantes oceânicos do gênero Erythrura
- Avifauna da Fazenda Palmeiras: levantamento e monitoramento
- O banho do Beija-flor-de-gravata-verde em duas localidades de campos rupestres em Minas Gerais
Nenhum comentário: