Você conhece o passarinho olho-de-fogo-rendado?

Bom, aqui vai mais um artigo científico sobre um pequeno passarinho e seu comportamento reprodutivo.


Hector Bottai, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


VAMOS DESCOBRIR...

Aqui vai mais um artigo que vamos apresentar da revista científica Atualidades Ornitológicas, que infelizmente não existe mais, como era uma revista online, o coordenador dela faleceu e ninguém seguiu com ela. Então nós aqui do BioOrbis decidimos pegar todos os artigos científicos que tinha nela e apresentar pra vocês e mais, baixar ele no final da postagem em formato PDF.


Nesta postagem vou apresentar a vocês um artigo científico bem simples que fala sobre Comportamento reprodutivo do olho-de-fogo-rendado Pyriglena atra no litoral norte da Bahia. Uma pequena contribuição. Ensaio fotográfico, produzido pelos autores Pedro Cerqueira Lima & Thyers Novaes de Cerqueira Lima Neto.


Comportamento reprodutivo do olho-de-fogo-rendado Pyriglena atra no litoral norte da Bahia. Uma pequena contribuição. Ensaio fotográfico


O passarinho olho-de-fogo-rendado (Pyriglena atra) é uma espécie ameaçada de extinção com ocorrência na Mata Atlântica desde o Recôncavo da Bahia (litoral norte) chegando até o Estado de Sergipe. Essa descoberta foi realizada por Marcelo Cardoso de Sousa, que ampliou em muito a distribuição geográfica da espécie. Apesar de ter sido descrita por Swainson em 1825, somente em 2006 foi possível descrever o seu ninho. A descoberta ocorreu quando os autores do estudo estavam realizando estudos de comportamento reprodutivos das aves do litoral norte da Bahia, onde já descrevemos o comportamento de mais de 140 espécies de aves, o que equivale a cerca de 32% de todas as espécies de aves catalogadas até o presente momento. Nesse local eles notaram um macho da espécie parado em um galho de um pequeno arbusto no interior da floresta. Sendo assim ela permitiu a aproximação dos pesquisadores, fato esse nunca antes observado. Foi ai que eles resolveram fazer um playback com o som da espécie e logo ele ficou agitado.


Foto: Lima & Neto, 2007.


Em seguida a fêmea também apareceu depois foi observado que havia no solo um pequeno filhote macho com a cauda bem curta, checando o entorno e foi observado um estranho ninho de boca larga construído no solo e recoberto de folhas secas. O ninho estava abandonado e os pesquisadores não tinham certeza que pertencesse à a espécie.


Essa descoberta ocorreu em março de 2006, em Mata Atlântica do Parque Sauípe, pertencente ao Município de Mata de São João. Foi ai que os pesquisadores decidiram que iriam procurar um novo ninho nesse mesmo território entre os meses de janeiro a março de 2007. No entanto, não foi encontrado o ninho e o casal não se comportou nesse período como tinha se comportado quando da descoberta do filhote, respondendo ao play-back.


BAIXE O PDF


Até aqui foi somente o resumo do artigo, se quiser ler ele na integra baixe o PDF no link abaixo:


https://drive.google.com/file/d/17toAT6I1sYxH2GhH_8PVOwwJcFp7BsU9/view?usp=sharing


E não deixe de ler também outros artigos científicos dessa revista:


Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.